Inteligência Emocional

Inicialmente, vamos definir: o que é a inteligência emocional? A inteligência emocional é a capacidade de perceber, assimilar e controlar nossas próprias emoções ou as dos outros, desenvolvendo o intelecto e o estado emocional. A inteligência emocional, um aspecto muitas vezes deixado de lado, é um dos fatores principais que afetam o bem-estar e o desenvolvimento e amadurecimento ideal de uma criança. As crianças emocionalmente inteligentes são crianças mais seguras na procura de soluções para os seus problemas, bem como na adversidade, isto é, em eventos como perdas de entes queridos, separações ou outros acontecimentos críticos.

O uso eficaz das emoções permite que a criança ganhe um maior controlo sobre os seus impulsos, ajudando-a a ser menos agressiva e mais sociável. Ao aprender a comunicar de forma mais adequada o seu estado emocional, a criança desenvolverá relações mais saudáveis ao longo da sua vida, com base no respeito e na assertividade.

Ao permitir que a criança desenvolva a sua inteligência emocional através da alfabetização emocional estará a dar-lhe a oportunidade de crescer de forma saudável e tranquila, vacinando-a contra possíveis perturbações de foro psicológico, como depressões, ansiedades ou outras, fomentando uma personalidade sólida e significativamente mais impermeável a eventos críticos.


Escola Gênesis
"Um novo mundo, uma nova educação".
65 3642 2400 - Cuiabá - MT

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL