Motricidade

A motricidade se assenta num conjunto de habilidades que vão sendo desenvolvidas na infância e envolvem não somente o ato motor em si, mas também a percepção visual e sensorial, o equilíbrio, o tônus muscular, a lateralidade e o controle emocional. A integração e a maturação das diversas áreas cerebrais responsáveis por estas habilidades embasam e mediam uma boa ação motora. O desenvolvimento das mesmas durante o brincar, o pular, o montar, o desenhar, o recortar vão – pela repetição e o treino – melhorando e sofisticando a sequência organizada do processo motor.

Outras funções cognitivas envolvidas são as executivas, a memória, a linguagem e as habilidades espaciais, as quais modulam a motricidade e, por ela, são também desenvolvidas e aprimoradas com o passar do tempo. Evidências mostram que ao cumprir uma tarefa com a ação motora, a criança aumenta a possibilidade de memorizá-la e consolidá-la em seu cérebro.

O trabalho constante e consistente da escola nos primeiros de vida criança, em direção ao bom desempenho motor da criança com atividades que desenvolvem a coordenação fina, as habilidades visuais, motoras e a capacidade criativa, prepara e engaja o aluno para as tarefas futuras que exigirão mais persistência e longevidade de ações.


Escola Gênesis
"Um novo mundo, uma nova educação".
65 3642 2400 - Cuiabá - MT​​​​​​​

MOTRICIDADE